Segunda-feira com até 36 ºC em Portugal, mas Joana Campos avisa: "mais tarde poderão chegar dias ainda mais quentes"

Esta segunda-feira amanheceu "abafada" em vários pontos do país, devendo os termómetros poderem ultrapassar os 35 ºC em algumas zonas. No entanto, esperam-se alguns altos e baixos ao longo dos próximos dias!
O dia de hoje, segunda-feira, véspera de São João, amanheceu nublado e "abafado" em boa parte da nossa geografia continental. O IPMA emitiu 13 avisos meteorológicos devido à chuva e trovoada, que estarão em vigor entre hoje e amanhã. Desses 13, 4 são laranja para Castelo Branco, Évora, Guarda e Portalegre.
Os distritos de Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Coimbra, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu estão neste momento sob aviso amarelo de chuva e trovoada, e permanecerão em vigor até às 06h de amanhã, à exceção de Beja, Coimbra e Viseu onde este aviso estará em vigor até às 21h de hoje.
Estes alertam para aguaceiros, por vezes fortes, podendo ocorrer sob a forma de granizo, acompanhados de trovoada frequente e dispersa e de fortes rajadas de vento. No caso dos distritos do litoral, os avisos frisam um maior impacto no interior dos mesmos.
As temperaturas vão diminuir nos próximos dias
Em relação às temperaturas máximas de hoje, o dia começou quente, com exceção das zonas costeiras que contaram com algum nevoeiro e temperaturas mais frescas, e assim deverá permanecer até ao anoitecer. Os valores máximos esperados poderão oscilar entre os 25 ºC em Viana do Castelo e os 32 ºC em Vila Real. Localmente, os valores poderão chegar aos 36 ºC no Vale do Douro, devendo ser esta a região mais quente do país no dia de hoje.

No entanto, amanhã, terça-feira, denotar-se-á uma diminuição generalizada dos valores máximos, onde o mercúrio não deverá ultrapassar os 32 ºC nas regiões mais quentes, que deverão ser o Vale do Douro e o Baixo Alentejo. De grosso modo, esperam-se máximas entre os 20 ºC em Viana do Castelo e os 29 ºC em Beja, Castelo Branco e Vila Real.
Na quarta-feira o cenário será idêntico, com as temperaturas a não deverem ultrapassar os 31 ºC a nível local também nas regiões do Vale do Douro e Baixo Alentejo, sendo que de forma geral, os valores deverão manter-se entre os 20 ºC em Viana do Castelo e os 29 ºC em Castelo Branco e Beja.
A partir de quinta, 26, o tempo volta a mudar e esperam-se até 43 ºC para o último fim de semana de junho
Quinta-feira, 26 de junho, registar-se-á um aumento generalizado das temperaturas máximas, com maior expressão nas regiões Centro e Sul. Os valores esperados poderão variar entre os 21 ºC em Viana do Castelo e os 34 ºC em Beja. A nível local, tanto no Alentejo como no Algarve, os valores podem chegar aos 36 ºC, devendo estas serem as zonas mais quentes do país nesse dia.
Os nossos modelos apontam para a chegada de uma nova massa de ar quente, proveniente do Norte de África, a partir da reta final da semana. Esta poderá traduzir-se em valores de temperatura excecionais, ainda que, tendo em conta a distância temporal, vamos atualizando diariamente os valores esperados.

Desta forma, sexta-feira já se poderão registar valores na ordem dos 40 ºC, a nível local, no Baixo Alentejo, e temperaturas próximas a essa valor nas regiões do Vale do Douro e Beira Baixa. Ainda assim, esperam-se valores elevados para praticamente todo o país, com exceção das zonas costeiras, devendo os termómetros oscilarem entre os 22 ºC em Viana do Castelo e os 39 ºC em Beja.
Até onde conseguimos apurar, sábado será um dia extremamente quente, principalmente no Sul do país e no interior Norte e Centro. Com possíveis 43 ºC de máxima, o Baixo Alentejo deverá ser a região mais quente do dia.
Até ao momento da redação desta previsão, os nossos mapas insistem em valores iguais ou superiores a este nos dias seguintes, mas, como já referimos, é importante mantermo-nos atentos às próximas atualizações, pois quanto mais próximo da data, menor a margem de erro.