Entre hoje e sábado, 17 de maio, as temperaturas sobem e o calor de 30 °C afetará estas regiões de Portugal

A estabilidade parece estar de volta a Portugal continental, ainda que seja "sol de pouca dura". Nos próximos dias as temperaturas sobem até aos 30 ºC, mas voltarão a diminuir. Saiba mais aqui!

O dia de hoje será geralmente seco e soalheiro, ainda que possa contar com alguma chuva fraca no Nordeste Transmontano e Beira Interior. Denota-se também uma tendência de aumento das temperaturas máximas, que deverá manter-se até sábado.

O dia de hoje será pautado por uma maior estabilidade atmosférica e um aumento das temperaturas máximas que deverá manter-se até sábado.

Desta forma, as previsões para hoje apontam para valores de temperatura máxima entre os 15 ºC, para a Guarda, e os 23 ºC para Beja. Ainda assim, a maioria dos distritos registará temperaturas acima dos 20ºC, de Norte a Sul.

Até sábado os termómetros poderão chegar até aos 30 ºC

Amanhã, sexta-feira, a região Sul poderá contar com alguma nebulosidade, podendo esta chegar ao Centro, ainda que o resto do país se mantenha soalheiro. Os termómetros voltarão a subir e poderão registar-se valores na ordem dos 28 ºC também nas regiões Centro e Sul.

anomalia térmica
No sábado, dia 17, praticamente todo o país registará temperaturas acima da normal climatológica, com especial ênfase para a faixa litoral, de Norte a Sul, onde esta anomalia pode ser até 9 ºC acima da média.

Sábado será, certamente, o dia mais quente da semana, onde o Baixo Alentejo poderá registar 30 ºC em boa parte da região. Vale do Tejo também será das zonas mais quentes do continente neste dia. No Norte, os valores podem chegar aos 26 ºC.

Atenção às noites, pois as temperaturas mínimas deverão manter-se entre os 6 ºC e os 13 ºC, ao longo do território. Os valores mais baixos serão registados no interior Norte e Centro e os mais elevados na região Sul.

No domingo as temperaturas voltam a diminuir e a chuva regressa ao Norte

No domingo, as temperaturas descem por todo o país e a chuva volta, ao início da tarde, afetando principalmente o Norte com períodos de chuva fraca a moderada.

Os nossos mapas também mostram a possibilidade de formação de trovoada, em boa parte da região Norte, que deverá ser mais intensa na região de Trás-os-Montes. Contudo, estima-se que ao final da tarde esta instabilidade se dissipe. Também para este dia espera-se uma intrusão de poeiras saarianas no sul e faixa interior, ainda que com baixa concentração.

Apesar da dissipação da chuva no domingo, segunda-feira deverá arrancar fresca, especialmente no Norte, apesar de todo o país registar uma nova descida das temperaturas máximas, e chuvosa.

Neste arranque de semana é expectável que a chuva afete o Norte e uma parte da região Centro, com períodos de chuva fraca a moderada e acompanhada de trovoada para as regiões de Trás-os-Montes e Beira Interior.

OSZAR »